quinta-feira, 28 de maio de 2015

Dia Internacional do Brincar


Hoje, "Dia Internacional do Brincar", não posso deixar de constatar como é triste que muitas das nossas crianças não saibam brincar, sobretudo porque não as ensinam a brincar, numa escola actual que não cria condições nem tempo para elas brincarem. Não vejo uma escola nem um currículo desenhado para criar recordações, não vejo uma escola preocupada em criar/reforçar memórias e laços de afectividade e solidariedade. Vejo, sim, muitas escolas de betão, edifícios descaracterizados, despidos de espaços que as crianças possam chamar delas.

Criaram esses espaços (mega-hyper-gyga-agrupamentos-state-of-the-art) apenas numa perspectiva de redução do investimento na educação, simplesmente para agregarem o máximo de alunos possível (independente das suas diferenças etárias), sem a preocupação de que essas mesmas crianças não sabem/nem aprenderam a relacionar-se, a respeitar a individualidade e sem saber brincar. Actualmente, temos "miúdos" com "graúdos" numa espécie de aprendizagem por observação no "recreio" (sem tempo/sem vigilância), por vezes apenas para aprenderem a sobreviver sob a lei do mais forte e não a brincar. 

Em suma, mesmo na perspectiva nefasta de uma escola mercantilista, saberemos nós que estamos a criar seres humanos e não meros "trabalhadores"

Precisaremos de mais chamadas de atenção destas ou destas


(Ian Stevenson)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...