quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Podem os discursos e os ideiais fascistas serem tolerados numa era democrática?



Recordam-se da polémica da vinda da Le Pen à WebSummit em 2017? Ou a polémica Nogueira Pinto na Universidade Nova de Lisboa? Lembram-se que foram ambas consideradas por muitos quadrantes de constituírem um bloqueio ou uma opressão à liberdade de expressão? E se assim é, significa, portanto, que isso constituí opressão à liberdade de expressão de quem defende tais ideias? Essa foi a questão primordial que me fez questionar sobre este assunto.

No meu entendimento, a condição base para a liberdade de expressão significa ter alicerces bem presos a um "chão" com base em ideiais democráticos que assim possibilitem a defesa dos seus ideiais em liberdade. Mas essa liberdade só é possível se for assente tendo em conta a estrita defesa pelos direitos humanos. 

Como se protege então a democracia se se toleram discursos/figuras que são de génese intolerante? Que colocam a vida de outros em risco, que difundem ideais de violência, segregação, xenofobia, racismo e o não respeito pelo ambiente e sustentabilidade do planeta? Como defender então a democracia, quando vemos defensores de ideais de intolerância chegar ao poder justamente pelas vias democráticas?

Existe também outra componente nestas questões, o interesse e a agenda obscura de alguma imprensa (faminta por pageviews, vendas e shares) por todas estas figuras autocráticas, destituídas de ética e altamente tóxicas. Parece quase como um romance em que os media assumem esse namoro promovendo e oferecendo as suas plataformas a estes discursos intolerantes em troca de um qualquer retorno (seja ele qual for) sem qualquer conduta deontológica. 

Por último, já no caso do Trump nos Estados Unidos, ignoram a agenda nacionalista (alt-right fervilhante), ignoram o discurso bélico, ignoram o discurso de promoção de medo e altamente segregador em prol apenas dos interesses e resultados económicos como haste da sua afirmação no cargo de presidente. Bolsonaro foi eleito no Brasil sobre as mesmas premissas aproveitando o estado de um Brasil politicamente caótico promovendo esse mesmo tipo de discursos populistas em nome de uma prosperidade imediata.   

Uma coisa é certa, a história já nos ensinou, que se desistirmos da democracia estaremos certamente a desistir da nossa liberdade. E essa liberdade foi conquistada com derradeiro "preço" humano. Se deixarmos os espectros do fascismos contaminarem a nossa era e a nossa civilização pagaremos certamente o preço de perdermos o controlo sobre ela. 

Se os fascistas chegarem ao poder eles só saíram dele através do sangue, da guerra e da dor outrora conhecidas noutros eventos da história. Lembremo-nos assim das lições da história. Fiquemos vigilantes (como diria Jon Stewart), não permitindo que os discursos de ódio predominem sobre as pretensas falhas da nossa democracia. O futuro não pode nem deve ser um retrocesso civilizacional. 

Portanto, podem os discursos e ideiais fascistas serem tolerados numa era democrática? Nãonão podem.



(Vasco Gargalo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...