terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Sabem os pais que estão a criar uma geração de niilistas?


Aulas preparadas, com imagens variadas prontas para demonstrar a matéria (de forma mais rápida e mais abrangente para todos os alunos) e do outro lado alunos que nem sequer olham para o quadro. Que bocejam de tédio. Que se queixam constantemente de tudo que podem, sempre que podem. Que nem sequer dão a oportunidade do professor explicar seja lá o que for.

Que por muitas observações escritas na caderneta do aluno ou consequentemente procedimentos disciplinares estes rapidamente se viram em forma de burocracia contra os professores e parecem nada resolver porque aparentemente a mensagem não chega ao destino. Nos piores casos, só mesmo o desinteresse demonstrado ou a desistência por parte dos encarregados de educação que "lavam as mãos" sobre o comportamento descritos e observados do seu educando. 

Sentir que de nada serve tentar porque aparentemente alguns alunos não parecem munidos de valores mínimos suficiente para simplesmente saber onde começa a falta de respeito e de educação. 

Observar esses mesmos alunos durante o intervalo, a serem agressivos uns com os outros (okay, energia a ser dissipada e tal), mas observar também os mesmos a insultarem-se gratuitamente uns com outros e em casos mais graves insultarem elementos de pessoal não docente sempre que podem.  

Em cada oportunidade, observar os mesmos a deitarem lixo para o chão, apesar das inúmeras conversas sobre reciclagem e sobre plásticos nos oceanos. Riscarem as cadeiras e as mesas e em último caso destruir equipamento da escola de forma quase gratuita por mero capricho.  

Quando apanhados com "a boca na botija" na sala por algum comportamento desviante, usam a "carta" de vitimização. "Não fui eu" exclamam e por vezes em tom jocoso ou agressivo gritam na aula desafiando o professor. 

A sensação é que estamos por um fio e que 
já não existem sequer parcos valores onde nos segurar e que muitos alunos não sabem lidar com a frustação independentemente de estarem na escola ou em casa. Sabem os pais que estão a criar uma geração de niilistas?

Nós sabemos. E isso é o mais preocupante. Não há formação que nos forme para esta realidade. 


(Arquillect)

2 comentários:

  1. Muito bom.
    "Roubei" uma parte e comentei no meu blogue...
    https://escolapt.wordpress.com/2019/02/20/uma-geracao-de-niilistas/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...