David
A precisão relativa ao corpo
humano capturada por Miguelângelo é simplesmente assombrosa. O pormenor da
enorme cabeça e as veias que pulsam nas costas das mãos, as costelas perfeitas.
A curvatura do torso e a tensão nos músculos da coxa da perna direita… absoluta
perfeição. Todavia, a proeminência do pénis do herói…
A “ferramenta” de David tem sido
carinhosamente motivo de piada nos últimos 500 anos. A estátua, com os seus
quase 4 metros de imponente perfeição, contrasta com os seus dez centímetros
de… salsicha.
Um grupo de entendidos reuniu-se
recentemente para sair em defesa da pequenez do membro. Quando visto de um
ângulo alto, David ostenta um olhar de stress, invisível ao nível do chão onde
a estátua está. David não está apenas a fazer uma pose. David é esculpido a
enfrentar Golias. Analisada a escultura, encontraram detalhes típicos de alguém
assustado mas pronto para a luta. O diagnóstico: A salsicha de David não estava
apenas assustada, estava a procurar refúgio para o que ali se adivinhava. Algo
que em termos fisiológicos é um comportamento normal do pénis quando o seu dono
está em vias de lutar contra um gigante.
Como ninguém ao nível do solo
conseguia ver a expressão de David, todos assumiram que Miguelângelo estava
apenas a ser “cromo”. Algo que faria sentido. Piadas relativas a pénis eram
comuns na Florença renascentista. O que não faz realmente sentido é o facto de
Miguelângelo ter deixado a salsicha hebraica de David por circuncisar.
Após a vitória sobre Golias, algo
parece ter mudado… ou pode ser apenas a interpretação do espectador, motivada
por prévia sugestão.
Eduardo de Montaigne
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