segunda-feira, 4 de maio de 2015

Espaço do Correspondente - Eduardo de Montaigne

A hipnose social 
3.    A esquerda e a direita


A direita é marcada pelo conservadorismo social e do governo, defendendo os direitos individuais e os poderes sociais, colocando valores religiosos e tradicionais como essenciais para a construção de uma sociedade moralmente decente, limitando qualquer tipo de reforma social nesse aspeto. Ou seja, os políticos e grupos "de direita" representam todos os interesses das elites e classes economicamente dominantes de um país.

A esquerda política é o grupo de pessoas ou de partidos que defendem os ideais do socialismo, em oposição ao capitalismo e a regimes de direita. Em geral, as suas atividades centram esforços na defesa de cidadãos em desvantagem e acusam o sistema capitalista como maior causador das desigualdades sociais. Para eles, essas diferenças são injustificáveis e precisam deixar de existir.

A origem dos termos esquerda e direita remete ao período da Revolução Francesa. Naquela época, essas designações refletiam a posição ocupada pelos políticos no parlamento. Os que ficavam à direita do presidente representavam a situação, os da esquerda eram os insatisfeitos. A utilização do termo esquerda ganhou mais notoriedade depois que a monarquia foi restaurada na nação francesa.

A partir da década de 1990, quando o regime socialista da URSS entrou em colapso, os adeptos da esquerda começaram a questionar-se a respeito de sua aplicabilidade e eficiência. Por outro lado, os Estados Unidos dominavam quase todo o mundo, expandindo o capitalismo, e a direita não conseguiu provar a legitimidade do regime devido à desigualdade social que a sua aplicação provocava. 

Eduardo Montaigne
Parte 1
Parte 2


(Liane Lang)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...