sábado, 25 de julho de 2015

Como Pedro vê a Educação em Portugal...

Após ter sido questionado sobre qual a sua visão da Educação,  o Primeiro-ministro respondeu:  

"Nós não desinvestimos na Escola Pública. Fizemos coisas difíceis (...), vou recordar uma que não é simpática mas é verdadeira. Aconteceu assim e julgo que era difícil que tivesse acontecido de outra maneira. 

Tínhamos um número elevado de professores que estavam nos quadros do MEC em horário zero, pois todos os anos contratávamos muitos professores para dar aulas que estes não davam e isso gerou uma situação paradoxal em que, ao longo dos anos, infelizmente, temos menos pessoas a nascer, menos alunos e tínhamos cada vez mais professores. Ora, isso é uma situação absurda quando muitos deles [professores do quadro] estavam em horário zero. 

O que fizemos, em função de uma avaliação de quais eram as necessidades permanentes do sistema educativo, foi colocarmos esses professores a dar aulas com horário completo (sem horários zero) e isso permitiu que os professores que não tinham vínculo ao estado acabassem por ser dispensados do sistema. E isso aconteceu entre os que se reformaram e aqueles que não viram renovados os contratos (...), isso significou que quase 30.000 professores saíram do sistema e isso significa também, em termos financeiros, um peso grande e muita da poupança veio daí."



Ou seja, a "visão" é basicamente esta...


(Julio Bashmore)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...