terça-feira, 18 de junho de 2019

"Escolha do corpo docente"


Não deixa de ser curioso, a Secretária de Estado da Educação Alexandra Leitão volte publicamente a repetir a ideia das escolas poderem ter a capacidade na "escolha do corpo docente". Creio que a primeira vez, foi no Expresso da Meia Noite na Sic Notícias (quando se mencionou os concursos, em particular a BCE - aqui no minuto 44") e a segunda é agora no Podcast do Daniel Oliveira (aqui) quando aborda novamente os concursos de professores. 

Parece claro que esse desígnio a par da flexibilidade galopante (aqui) e do ideário da descentralização de competências para as autaquias poderá a vir a ser uma realidade muita mais depressa do que se imagina. E não precisa de ser necessariamente o Partido Socialista a colocar em prática porque os partidos de direita (para além do argumento da "liberdade de escolha") apoiam exactamente descentralização e autonomia. 

Saliento que voltar a uma fórmula do tipo BCE ou a contratação de professores "à la carte" significará novamente um retrocesso na pouca harmonia que ainda existe nos concursos de professores para regressarmos aos tempos de selvajaria, abusos de poder e ao vale tudo. 

Gostaria apenas de salientar, por último, o "tom" da Secretária de Estado, a cada intervenção pública mostra-se cada vez mais "severo" e inflexível (mesmo em ambiente informal como foi o caso da entrevista com o Daniel Oliveira) misturando-se entre traços de superioridade moral e a sensação de não ser uma pessoa capaz de criar "pontes" entre professores e tutela. Que Alexandra Leitão é uma pessoa determinada já se percebeu desde o ínicio da legislatura mas que possa ser capaz de replicar-se numa Maria de Lurdes Rodrigues já torna o cenário hipotético num cenário deveras assustador de mais. 

O resto, recomendo a leitura do post do Alexandre - aqui


(Scorpion Dagger)

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...