segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

"Isto é para aqueles que se iludiram"

Enviado para mim por uma amiga para partilhar com todos os colegas:


"Inscrever-me na prova de Admissão à profissão de professor, foi o maior ATO DE LOUCURA que cometi e por isso, HOJE DIGO NÃO AO PAGAMENTO da mesma.

Não vou perder tempo com justificações, porque cada um sabe de si! Mas quero manifestar solidariedade a todos aqueles que irão fazer a prova, pela coragem, necessidade ou medo. 

"Poucos entenderão o meu caminho,
Mas não me preocupo,
 Não é o vosso caminho,é o meu. 
E é a mim que este caminho deve fazer sentido"

Pelo esforço dos meus pais, pelo carinho e respeito que tenho àqueles que foram e serão sempre os meus alunos, digo não a uma prova que despreza a minha dignidade, enquanto pessoa e profissional e cujas competências, que considero ter e que foram avaliadas durante estes anos de ensino, não serão tidas em conta e por isso não avaliadas com esta prova!

Desde Janeiro que me encontro em formação, e naquela onde me encontro neste momento o formador, dotado de vasta experiência, na área social, diretoria e docência no ensino superior, dirigiu na última sessão umas palavras que soaram a setas investidas na minha direção! 
Quando lhe pedi a sua opinião sobre a prova, disse uma coisa fantástica... "Estão a roubar-nos a dignidade. Eu assim que fiz 30 anos, decidi tomar as rédeas da minha vida, fazendo o que considerava melhor para mim. Hoje com 62 anos não me arrependi de nada. Chorei quando tive que chorar mas consegui alcançar um lugar onde poucos chegam , à serenidade e à sensação de dever cumprido. 
Tu saberás o que fazer... Não te podem excluir das listas, porque fazes parte das listas." 

Partilho contigo a mesma angústia, porque é parte de um cordão que se parte tornando ainda mais frágil o que nos liga ao Ensino. Mas sinto um certo alívio e esperança que as coisas mudem a nosso favor. 
Uma professora a dada altura numa reunião e num tom provocador disse-me que eu era nova e que mantivesse o sonho de mudar o mundo. Outra assegurou-me que nunca perdesse esse sonho. 

Termino com as palavras sábias de alguém cujo nome não me recordo e que deveriam ecoar nos nossos corações:

 "Se cada um varresse a sua calçada a rua estaria limpa" 

Autoria do texto: Professora Vânia Soares
negritos e sublinhados da minha autoria


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...