Especial Informação: Saber Educar
Primeiro: interessante o domínio das diferentes variáveis sobre o tema Educação, mas tudo muito no plano teórico/metafísico não deixando de ser extremamente visível o distanciamento de alguns "investigadores" e "pensadores" sobre a Educação e a realidade escolar, sobretudo sobre o que é Educar nos tempos que correm e os desafios que tal acarreta. É verdade que se pensa e se teoriza muito sobre o tema, mas o distanciamento dos "teorizadores/investigadores" do "terreno" e a falta de entendimento dessa prática em diferentes ambientes de ensino (que não as salas do superior ou o papel dos ensaios) é demasiado evidente e penalizadora para uma discussão mais abrangente.
Segundo: parecer-me-ia muito mais interessante um ciclo de programas com a discussão focalizada nos diferentes graus de ensino existentes do que discutir tudo ao mesmo tempo. Porque educar no 1.ºC.E.B não é o mesmo que fazê-lo no Secundário (por exemplo). Seria, assim, muito mais interessante ter professores que estão no "terreno" lado a lado com os "teorizadores/investigadores" a debater tal problemática.
Programa interessante, mas que só chegou à rama da questão sem responder.
(Carolina Carmo)
Sem comentários:
Enviar um comentário