...ao "iiii"
"Ser professor não passa apenas pelos direitos laborais que os sindicatos defendem. Há outras questões práticas que só podemos defender a partir de quem está na escola a tempo inteiro.
Mói muito o desânimo que vi em muita gente, a forma como muita gente quebrou durante aqueles anos.
Tem de medir-se a ofensa quando alguém de quem se diz ser privilegiado prescinde de 30 a 40% da sua reforma para sair das escolas.
A escola não pode resolver do portão para dentro todos os problemas que os miúdos têm quando lá chegam. Se me chegam miúdos cheios de fome e à espera do lanche que a escola lhes arranja, se a família está em situação de desemprego, se os irmãos estão em situação de criminalidade, a escola do futuro nunca vai ser construída sobre as bases ideais e utópicas.
Temos liceus de elite nos centros urbanos, com condições de primeiro mundo, e escolas com problemas como não poder mudar estores, com portas partidas... Quando se aplicam mecanismos de concorrência à escola pública dentro dela própria, temos professores de fora a virem às aulas de nono ano angariar alunos.
O ensino vocacional serve para limpar pautas.
(Karoline Kroiss)
Sem comentários:
Enviar um comentário