...em entender aqueles que simplesmente olham para a Democracia na Educação como um obstáculo. Após visualizar o programa Olhos nos Olhos, parece-me que o debate conduzido naquele programa em particular, misturou uma série de conceitos sobre Educação, Disciplina, Autoridade e Democracia numa enorme "salada" de conceitos muitos deles puramente baseados em pretextos ideológicos errados.
Medina Carreira e Mithá Ribeiro menoprezaram por completo príncipios básicos como o direito de uma educação para a liberdade, para uma formação de uma escola mais democrática e para uma educação que vise uma formação integral focada, como diria Savater, na formação de "homens completos" e não apenas trabalhadores competentes.
Pelo que pergunto: não deverá a escola ser focada e potencializadora da realização dos projectos pessoais que cada um? Eu creio que sim.
Acredito plenamente que a Educação deve fornecer essas "ferramentas educacionais" para um ensino que vise o total desenvolvimento de indivíduos com plenas capacidades de serem: autodidactas (capacidades de renovar seus conhecimentos), autonómos, cidadãos activos no exercício da sua cidadania e sobretudo persistentes na realização dos projectos pessoais e de serem felizes nessas escolhas. E tudo isso num espaço democrático e sobretudo encorajador para o processo ensino-aprendizagem chamado Escola.
Medina Carreira e Mithá Ribeiro menoprezaram por completo príncipios básicos como o direito de uma educação para a liberdade, para uma formação de uma escola mais democrática e para uma educação que vise uma formação integral focada, como diria Savater, na formação de "homens completos" e não apenas trabalhadores competentes.
Pelo que pergunto: não deverá a escola ser focada e potencializadora da realização dos projectos pessoais que cada um? Eu creio que sim.
Acredito plenamente que a Educação deve fornecer essas "ferramentas educacionais" para um ensino que vise o total desenvolvimento de indivíduos com plenas capacidades de serem: autodidactas (capacidades de renovar seus conhecimentos), autonómos, cidadãos activos no exercício da sua cidadania e sobretudo persistentes na realização dos projectos pessoais e de serem felizes nessas escolhas. E tudo isso num espaço democrático e sobretudo encorajador para o processo ensino-aprendizagem chamado Escola.
A Escola meus caros senhores (Medina Carreira e Mithá Ribeiro) não é uma fábrica, nem uma base militar, nem um campo de guerra.
"...uma das formas de alcançar o verdadeiro conhecimento, na medida em que este advém da descoberta e não da imposição”
(Chosmky in Macedo, 2011)
(Evan Holm)
Sem comentários:
Enviar um comentário