sábado, 22 de março de 2014

Estaremos todos nós no "mundo da lua"?

Aparentemente Ramiro Marques já tem uma clara opinião sobre o novo livro de Maria Filomena Mónica que aponta à escola actual diversos problemas de funcionamento, tanto a nível organizacional/funcional, como motivacional (dos alunos e dos professores).

Parece-me claro que quem actualmente exerce funções docentes facilmente se pode relacionar com os constrangimentos relatados pela autora mas, aparentemente, para o novo membro do CNE essa opinião não poderia estar mais errada.

"A escola pública deixou de funcionar como “veículo” de mobilidade social. Tornou-se “criminosa, indigna e estúpida”. E a culpa, aponta Maria Filomena Mónica, autora de um livro sobre as salas de aula que é lançado nesta quinta-feira em Lisboa, é dos sucessivos ministros. “O melhor que tinham a fazer era começar por deixar os professores em paz”, aconselha. Afirmações de quem vive no mundo da Lua e faz generalizações com base numa dúzia de testemunhos. Logo que tenha o livro em meu poder, tenciono dedicar-lhe mais espaço. Pelo que li, é mais uma diatribe à lá Filomena Mónica: generalizar conclusões com base em amostras muito reduzidas e numa dúzia de testemunhos pessoais. Enfim, Filomena Mónica faria melhor em se dedicar apenas à escrita de biografias. Nessa área, é boa."

Pergunto-me como vai o CNE, um dos principais "órgãos consultivos" do MEC, propor matérias que melhorem a Educação em Portugal se os seus membros nomeados parecem não querer entender os constrangimentos e as dificuldades relatados pelos educadores e professores de Portugal. 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...