Parte III - O caminho
O que esperar?
Qual é o caminho?
Como desfazer os "nós" dados por sucessivas legislaturas?
Qual é o caminho?
Como desfazer os "nós" dados por sucessivas legislaturas?
Numa entrevista, António Costa falou de Educação, mencionando que os ditos "recursos humanos" (denote-se o termo usado - "recursos" e não pessoas) têm que ser optimizados e, tendo em conta a "quebra demográfica", não haveria lugar para todos.
Podemos ter esperança na alteração do paradigma actual, mesmo após anos de reformas falhadas e de atentados à Escola Pública? Podemos. Mas, para isso, seria necessária coragem e resistência (que têm estado infelizmente ausentes da Escola Pública nos últimos tempos). E onde não existe resistência haverá sempre uma espécie de ditadura instalada.
Enquanto escrevo este texto, receio o futuro porque a classe docente desistiu. Espero que a mesma não desista na altura de votar e não volte a cair nos mesmos erros do passado: votar sempre nos mesmos projectos políticos. Projectos, esses, que já conhecem "de ginjeira".
Portanto, posso concluir: mais do mesmo.
Podemos ter esperança na alteração do paradigma actual, mesmo após anos de reformas falhadas e de atentados à Escola Pública? Podemos. Mas, para isso, seria necessária coragem e resistência (que têm estado infelizmente ausentes da Escola Pública nos últimos tempos). E onde não existe resistência haverá sempre uma espécie de ditadura instalada.
Enquanto escrevo este texto, receio o futuro porque a classe docente desistiu. Espero que a mesma não desista na altura de votar e não volte a cair nos mesmos erros do passado: votar sempre nos mesmos projectos políticos. Projectos, esses, que já conhecem "de ginjeira".
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