...não haverá espaço de debate público para as outras problemáticas (que são imensas).
Elencarei apenas algumas, como por exemplo:
- reposicionamento (em curso) dos docentes recentemente integrados no quadro à frente de outros docentes de carreira;
- casos de docentes provenientes dos quadros das ilhas que preenchem as vagas nos concursos, com graduação inferior aos docentes do quadro do continente;
- docentes contratados que são posicionados nos concursos para o ensino público na mesma prioridade de docentes oriundos de estabelecimentos de ensino privados;
- norma-travão em vigor;
- docentes contratados com componente lectiva incompleta que são considerados trabalhadores a tempo parcial para efeitos de descontos para a Segurança Social;
- municipalização/descentralização de competências (em curso) na área da Educação;
- actividades de enriquecimento curricular de rastos e "vendidas" ao desbarato às entidades privadas e municipais (municipalização cobaia);
- o debate sobre o futuro dos concursos de professores (a partir do minuto 44:42).
Para ultimar a crónica é ouvir com muita atenção o debate sobre o 942 (a partir do minuto 11.30) e cada um tirar as suas próprias ilações.
(Giorgos Gavrilakis)
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