sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Enquanto as atenções mediáticas, políticas e sindicais se centrarem (oportunamente) no 942...


...não haverá espaço de debate público para as outras problemáticas (que são imensas). 

Elencarei apenas algumas, como por exemplo:


reposicionamento (em curso) dos docentes recentemente integrados no quadro à frente de outros docentes de carreira;

- casos de docentes provenientes dos quadros das ilhas que preenchem as vagas nos concursos, com graduação inferior aos docentes do quadro do continente;

- docentes contratados que são posicionados nos concursos para o ensino público na mesma prioridade de docentes oriundos de estabelecimentos de ensino privados;

- norma-travão em vigor;

- docentes contratados com componente lectiva incompleta que são considerados trabalhadores a tempo parcial para efeitos de descontos para a Segurança Social;

- municipalização/descentralização de competências (em curso) na área da Educação;

- actividades de enriquecimento curricular de rastos e "vendidas" ao desbarato às entidades privadas e municipais (municipalização cobaia);

- o debate sobre o futuro dos concursos de professores (a partir do minuto 44:42).


Para ultimar a crónica é ouvir com muita atenção o debate sobre o 942 (a partir do minuto 11.30) e cada um tirar as suas próprias ilações. 


(Giorgos Gavrilakis)

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