terça-feira, 24 de setembro de 2013

Este é o senhor que temos à frente do CNE

Algumas ideias de David Justino para a educação retiradas do livro "Difícil é Educá-los" da Fundação Francisco Manuel dos Santos:

"A qualidade das aprendizagens não está exclusivamente dependente de termos mais professores por alunos e por turmas de dimensões mais reduzida." (p.47)

 "...o 2.º ciclo [...] deveria ser organizado em grandes áreas disciplinares, atenuando assim o impacto da transição da monodocência do 1.º ciclo para o ensino com base em disciplinas leccionadas por professores especializados;" (p.54)
"É por estas razões que há muito defendo um ensino primário de seis anos..." (p.76)
 "Mais alunos, mais professores, mais escolas, mais recursos, tudo isto tem um custo. É esse custo e a sua relação com o retorno esperado que pondera as opções e as prioridades dos decisores políticos." (p.64)
  "Como é compreensível, a mais educação (mais alunos, mais professores, mais escolas, escolaridade obrigatória alargada correspondeu mais despesa pública com educação;" (p.66) "...a integração dos estabelecimentos privados faria baixar ligeiramente aqueles indicadores de despesa." (p.68)
"A dispersão curricular, as cargas horárias mal distribuídas, a quantidade de docentes e a consequente dificuldade em articular e integrar isto tudo convergem no princípio de ensinar mal um pouco de tudo, quando seria preferível ensinar bem o que é fundamental."

" [relativamente ao primeiro ciclo defendia] maior peso da Matemática e do Português em relação ao Estudo do Meio e às Expressões." (p.79)
 "[relativamente aos professores] O défice da avaliação de desempenho docente é claramente uma das causas da qualidade de educação em Portugal, em especial no ensino público. O Estado de há muito que prescindiu de seleccionar os candidatos à docência [...] O argumento que é correntemente aduzido [...] baseia-se no facto de que é o próprio Estado o responsável pela formação inicial de professores, o que desde logo os certifica. Estamos perante uma meia-verdade. [...] A qualidade dos formandos nunca foi certificada." (p.81)

 (anónimo)

  

1 comentário:

  1. Uma pequena biografia José David Gomes Justino (Oeiras, Oeiras e São Julião da Barra, 29 de Janeiro de 1953) é um sociólogo e político português.

    Licenciou-se em Economia, pela Universidade Técnica de Lisboa, e doutorou-se em Sociologia, pela Universidade Nova de Lisboa. A sua dissertação de doutoramento, intitulada Formação do Espaço Económico Nacional. Portugal 1810-1914 recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian de Ciência e Tecnologia, em 1987. Iniciou a sua carreira como assistente do Instituto Superior de Economia e Gestão, sendo hoje professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Divide essa função com a de consultor do Presidente da República para os Assuntos Sociais, desde 2006. Foi investigador na Universidade de Évora, consultor da Bolsa de Valores de Lisboa, da Fundação Luso-Americana e do Taguspark.

    Depois de ter militado na Liga Comunista Internacionalista, de inspiração trotskista, aderiu ao Partido Social Democrata, pela mão de Isaltino Morais. Desempenhou os cargos de vereador da Habitação Social na Câmara Municipal de Oeiras (1994-2001), deputado à Assembleia da República (1999-2002) e de ministro da Educação do XV Governo Constitucional (2002-2004).

    Em Abril de 2011 afirmou que "falta qualificação à classe política" e "não é por falta de escolaridade" dos seus intervenientes reconhecendo que a "maior parte dos políticos estão mais preocupados com a mediatização" e com a "preocupação em dar respostas para o imediato" .
    há cerca de um minuto · Gosto
    Vitor: e por acaso agora é só O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), que afirmou em 30 de Julho de 2013 que não quer um conselho de "oposição ao ministro"

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...