terça-feira, 17 de junho de 2014

Um ano de (in)conseguimentos

Texto do Paulo foi parco nas palavras para a dramática situação dos professores e da Educação actual. 

"Educação: Um ano de inconseguimentos"


Tanto mais haveria a dizer. Por isso permitam-me acrescentar:

O que se constata actualmente é o desmantelamento da Educação Pública assente numa contínua redução de investimento e em seguidas "mexidas técnicas" nos currículos tendo sempre como base o despedimento colectivo de professores , a transferência da responsabilidade estatal ou para os privados ou para as autarquias (o caminho para a tal pretensa autonomia).

Ficou também por dizer os "inconseguimentos" sindicais ao longo do ano, (sobretudo no caso evidente da PACC). Foi assim que a guerra tomou as proporções que tomou (as entidades sindicais abandonaram os professores em plena luta). E uma coisa é certa, voltará a tomar em caso deste processo injurioso e doloso contra os professores seguir em frente.  

Sobretudo ficou por dizer:

- o clima de guerra geracional instalado nas escolas e fora delas devido ao desespero crescente em que os professores se encontram;
- o clima desmotivacional e a falta de condições de trabalho para efectuar um bom trabalho pedagógico;
- o crescente abuso de poder dentro das escolas e até por instituições educativas fora delas;
- os relatórios falhados que apontavam para a diminuição da violência escolar;
- a situação penosa das AEC´s e dos seus professores;
- o desinvestimento nas disciplinas artísticas e abandono dos seus professores à total precariedade;
- os inúmeros casos de professores que abandonaram o país e a sua profissão por falta de condições e oportunidades de emprego. 

Os professores na sua generalidade são actualmente os "bodes expiatórios" de todas as medidas falhadas implementadas pelos sucessivos governos e pela pretensa Troika não só em matéria de Educação mas sobretudo em matéria de Estado Social.

Até quando?

(Bansky)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...